Existem pequenos detalhes que a gente não imagina que podem afetar o desempenho dos sistemas fotovoltaicos. Atendemos um cliente em Duque de Caxias – RJ, após alguns estudos conseguimos comprovar que a sujeira diminui a produção de energia em até 40%. Veja o quanto de dinheiro se perde!
Observem nos gráficos abaixo os dados de geração de um dos nossos clientes, ela possui um sistema fotovoltaico que estava sofrendo com baixa produção de energia. É fato que a produção de energia solar nos meses de Outono e Inverno são menores, porem o cliente estava gerando menos do que o previsto.
A nossa equipe de pós-venda identificou a baixa produção e a equipe de engenharia revisou todo o sistema e concluiu que não havia falhas no projeto de instalação, a perda vinha de um fator externo. O resultado pode ser visto abaixo.
Gráfico 1 – Fonte: Solar web (Fronius)
No gráfico 1, apresenta a produção do primeiro mês, onde o valor gerado pelo sistema foi de R$770,00 (média/dia de 24,71 kwh) em período de média irradiação solar.
Gráfico 2 – Fonte: Solar web (Fronius)
No gráfico 2, pode-se observar a evidência da queda da produção, a geração foi de apenas R$412,00. O resultado é uma perda de 46% na geração de energia. Após a análise da engenharia o fator externo identificado foi a sujeira dos módulos, como pode ser visto nas fotos e no gráfico 3, abaixo.
Placas solares antes da limpeza – Fonte: arquivo Super Telhados
Gráfico 3 – Fonte: Solar web (Fronius)
No dia 16/07/2020, foi realizada a limpeza das placas do sistema. Como pode ser visto no gráfico 3, o período em verde representa a geração de energia após a limpeza das placas. Com isso, a produção média aumentou 111,79%/dia, mesmo agora no inverno.