Recebemos a procura de um cliente de Sepetiba – RJ, que estava cansado de pagar caro em sua conta de energia. Agendamos uma visita e fomos ao encontro dele para entender o seu problema. No local da visita identificamos alguns fatores que influenciavam em seu grande consumo.
- Ar condicionado Split 12.000 BTUs convencional e antigo
- Quadro de distribuição antigo e mal dimensionado
- Uso de equipamentos térmicos (Geladeiras, Freezers e afins)
Após um breve estudo e conversa com o cliente, dimensionamos o sistema fotovoltaico de 8,52 kWp para atender seu gasto com energia (consumo). Além disso, como diferencial, incluímos o serviço de eficiência energética, adicionando a instalação de um ar-condicionado Split Inverter de 24.000 BTUs e reforma de seu quadro elétrico de disjuntores.
Mesmo utilizando um ar condicionado de menor potência, sua eficiência era menor que o modelo com tecnologia inverter, o que ocasionava em um consumo de energia mais elevado. Visto isso, seu conforto térmico aumentou com o novo equipamento.
Estimamos para esse cliente, um retorno para o primeiro ano de geração R$9.745,49.
Compromisso com Performance
Em todos nossos clientes nos comprometemos com a performance da geração contratada. Estamos frequentemente acompanhando o monitoramento e gráficos da energia gerada dia a dia. Numa dessas avaliações, vimos que em certa parte do dia os gráficos de geração não se comportavam como esperado. Prontamente, nossa equipe se deslocou até a instalação e constatou os responsáveis por tal anomalia.
- Árvore no terreno vizinho que cresceu rapidamente fora do esperado
- Objetos em cima de alguns módulos ( pipa, pedra)
- Camada de poeira nos módulos
Solução
Após averiguarmos o que estava implicando numa geração fora do normal, acertamos os pontos para melhorarmos a geração:
- Limpeza de todos os módulos;
- Remoção de objetos em cima do sistema;
- Mudança no arranjo físico da instalação fugindo da sombra projetada pela árvore como podemos observar nas imagens acima;
- Mudança no arranjo elétrico do sistema;
Após essas mudanças, observamos que todo o sistema se normalizou e começou a gerar um pouco mais que no início.
Segurança na Instalação
Sabemos que todos circuitos numa residência, necessita de disjuntores e cabos bem dimensionados para segurança de toda instalação. Outro serviço incluído para esse cliente em nosso orçamento foi o de reforma de seu quadro de disjuntores. Vimos que não havia uma boa divisão de circuitos e falta de dispositivos de proteção. Trocamos todo o quadro desse cliente e atualizamos seus componentes de acordo com as normas técnicas vigentes.
Autoconsumo remoto
O que é autoconsumo remoto?
O autoconsumo remoto é uma das 3 modalidades da geração compartilhada que permite que uma pessoa física que tenha dois ou mais imóveis torne-se micro ou minigerador de energia distribuída e compartilhe o crédito de energia em ambos, desde que estejam dentro da mesma área de distribuição.
Basicamente, o autoconsumo remoto possibilita que os créditos de energia gerados por um sistema fotovoltaico em um local X possam ser usados para reduzir o valor da conta de luz em outro local Y completamente diferente do primeiro, obs. desde que dentro da rede da mesma distribuidora, segundo a REN 687/2015 da ANEEL.
O autoconsumo remoto torna possível para os brasileiros gerarem sua própria energia em residências ou empresas por meio de fontes renováveis. Além dos benefícios ao meio ambiente, a geração de energia distribuída pode ser revertida em créditos, podendo reduzir a conta de luz em até 95%.
Solução para esse cliente
Após alguns meses, com energia solar, nosso cliente abriu um comércio num segundo endereço na mesma concessionária, esse empreendimento tem alto consumo de energia.
Depois do retrofitting (aumento da geração de energia mensal), onde o sistema fotovoltaico foi instalado, o cliente passou a gerar crédito mensalmente.
A par das informações acima, nosso pós venda orientou-o dos benefícios do autoconsumo remoto em energia solar, e se desejava ativá-lo, como ele ainda está na garantia fizemos todo o processo sem custo algum para o mesmo.
Autores: Vitor Santos, Igor Costa e Lino Carvalho